Hipertensão arterial (ou pressão alta): causas, prevenção, sinais e sintomas
- Ticiana Sampaio
- 12 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jun.

Ela pode até ser considerada uma condição comum na vida de muitas pessoas, mas a hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, é uma doença crônica que merece bastante atenção e cada vez mais conscientização da população. Afinal de contas, ela se trata de uma grande pressão sanguínea dentro das artérias, fazendo com que o coração se esforce mais para distribuir o sangue para todo o corpo.
Com isso, o coração se dilata e as artérias são prejudicadas. Embora o fator hereditário seja muito comum ao se tratar da pressão alta, existem outras causas da hipertensão arterial que você precisa conhecer! Vamos lá?
Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas;
Níveis elevados de colesterol e alto consumo de sal;
Obesidade, sedentarismo e estresse.
Por isso, a prevenção da pressão alta consiste na adoção de bons hábitos de estilo de vida! Quer saber como prevenir essa doença? Continue por aqui!
5 formas de prevenir a pressão alta (ou hipertensão arterial):
Pratique atividades físicas de forma regular e combata o sedentarismo!
Evite o consumo de alimentos gordurosos.
Adicione frutas, cereais integrais na sua alimentação e outros alimentos que ajudam a incorporar nutrientes benéficos para a redução da pressão alta. Ainda, experimente o uso de outros temperos nas suas comidas ao invés do sal.
Evite hábitos prejudiciais como o excesso de bebidas alcoólicas e o fumo.
Mantenha o seu nível de peso ideal por meio de uma alimentação saudável.
Além dessas dicas, atente-se ao controle da diabetes caso esteja presente na sua vida, ao tratamento da obesidade e à redução do estresse no dia a dia.
Como identificar a pressão alta?
Prevenir é o melhor remédio, mas existem alguns sinais e sintomas que podem indicar o início do quadro de hipertensão arterial. Ao conhecê-los, é possível iniciar o tratamento de forma eficiente com melhores chances de resultados positivos.
Confira alguns sinais e sintomas comuns:
Tontura;
Dor de cabeça;
Zumbido no ouvido;
Dores no peito;
Sensação de fraqueza;
Visão embaçada;
Sangramento no nariz.
Uma ação fundamental para o diagnóstico de pressão alta é a medição periódica. Logo, deve-se medir a pressão de forma regular. Pessoas com mais de 20 anos de idade podem medir a pressão arterial no mínimo uma vez ao ano; já indivíduos com casos de hipertensos na família devem fazer isso pelo menos duas vezes ao ano.
Tenho pressão alta, e agora?
A hipertensão tem tratamento que consiste no uso de medicamentos para controlar a pressão e na prática de atividades saudáveis regulares. Mas, siga os 4 passos abaixo para tratar a hipertensão de forma consciente:
Busque um médico especializado para orientar e acompanhar você durante o tratamento.
Adote hábitos positivos para a sua saúde, como se exercitar, ter uma alimentação com menos gordura e sódio, contar com a psicoterapia para reduzir o estresse do dia a dia, entre outras dicas citadas ao longo deste artigo.
Faça uso dos medicamentos receitados pelo médico da maneira correta. Não interrompa nem altere a dose da medicação por conta própria.
Faça a medição da sua pressão arterial de forma regular e anote os valores para que o médico avalie a eficiência do tratamento.
Lembre-se: o SUS conta com medicamentos para hipertensão arterial de forma gratuita tanto nas Unidades Básicas de Saúde (USB) quanto por meio do programa Farmácia Popular!
Cuide-se hoje e sempre! Previna e combate a hipertensão com segurança e conhecimento de qualidade.
*
Fontes:
* Acesso em: 26/05/2025






Comentários